Os diretores de protocolo dos ministérios das Relações Exteriores e os pontos focais dos gabinetes dos governadores dos países membros regionais (PMR) do Grupo Banco Africano de Desenvolvimento (www.AfDB.org), reunidos a 12 e 13 de junho de 2025 em Abidjan, adotaram uma plataforma digital que lhes permitirá partilhar informações a fim de reforçar a implementação dos acordos de estabelecimento dos escritórios nacionais e das operações da instituição nos diferentes países.
Reunidos no âmbito do segundo workshop de alto nível sobre o Quadro de Colaboração com os Estados-MembrosRegionais, os membros da Rede de Pontos Focais dos Gabinetes dos Governadores dos PMR do Grupo Banco e os diretores de protocolo dos ministérios das Relações Exteriores trocaram opiniões francas sobre os obstáculos à implementação eficiente dos acordos de estabelecimento dos escritórios nacionais, das disposições pertinentes do Estatuto do Banco, dos privilégios, imunidades e isenções concedidos à instituição e ao seu pessoal, e do seu impacto nos projetos e programas do Grupo Banco nos países regionais, bem como na implementação de algumas das suas atividades.
A fim de facilitar a circulação de informações e, sobretudo, a partilha de experiências, os participantes adotaram a plataforma digital, concebida pelo Banco, como uma das melhores ferramentas para a partilha de experiências e informações. Assim, concordaram em criar um banco de dados que incluirá diretores de protocolo, pontos focais dos gabinetes dos governadores, diretores-gerais, diretores-gerais adjuntos e responsáveis por país do Grupo Banco, bem como os responsáveis regionais de protocolo da instituição. Outras partes interessadas poderão fazer parte da base de dados para reforçar a ação do Banco no terreno.
“Saímos deste workshop com muitos ganhos”, congratulou-se o secretário-geral do Grupo Banco Africano de Desenvolvimento, Vincent Nmehielle. “Vocês são os principais pontos de contacto para continuar a manter este espírito de colaboração, para que as operações implementadas pelo Grupo Banco transformem ainda mais a vida das populações”, acrescentou Nmehielle.
Durante os dois dias de reunião, os participantes exploraram as dificuldades relacionadas com a implementação dos privilégios, imunidades e isenções previstos nos acordos entre os Estados-Membros e o Banco; por exemplo, a relutância persistente de alguns países africanos em reconhecer o Laissez-passer do Banco, como fazem com outras organizações internacionais, ou ainda as isenções do IVA.
“A missão principal do Banco é contribuir para o desenvolvimento dos nossos países membros e, para isso, temos de criar um ambiente propício, facilitando a livre circulação, que é também essencial para a integração africana, o comércio interafricano e o desenvolvimento do continente”, apontou Nmehielle.
Durante uma apresentação da estratégia de descentralização atualizada pelo Banco, os participantes tiveram trocas enriquecedoras sobre as dificuldades que impedem a implementação eficaz e eficiente de alguns projetos.
Vários altos funcionários da instituição fizeram apresentações sobre os Conselhos de Administração do Grupo Banco, sua estrutura e modo de trabalho, a política do Banco em matéria de empréstimos e cobrança de empréstimos soberanos e não soberanos em atraso, mas também sobre o sistema de sanções do Banco para funcionários e outras partes interessadas, o processo de descentralização para permitir que o Banco esteja próximo dos seus clientes, bem como o calendário de eventos futuros e a forma como os PMR podem contribuir para o seu sucesso.
Mantendo o formato da Rede com as suas reuniões anuais, os participantes decidiram realizar reuniões regionais em 2026, antes de uma reunião global em 2027.
“Este encontro foi enriquecedor para todos nós. E podemos dizer que partimos com muita informação que nos permitirá reforçar a nossa colaboração com o Banco”, afirmou a responsável pelo protocolo do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Quénia.
O encontro permitiu sobretudo ao Banco sensibilizar as partes interessadas para as suas ações e fornecer informações úteis para uma colaboração mais eficiente.
Distribuído pelo Grupo APO para African Development Bank Group (AfDB).
Fotos do workshop:
1.º dia: https://apo-opa.co/3HKGy8X
2.º dia: https://apo-opa.co/4jXFWds
Contacto para os media:
Romaric Ollo Hien,
Departamento de Comunicação e Relações Externas,
media@afdb.org
Sobre o Grupo do Banco Africano de Desenvolvimento:
O Grupo Banco Africano de Desenvolvimento é a principal instituição financeira de desenvolvimento em África. Inclui três entidades distintas: o Banco Africano de Desenvolvimento (AfDB), o Fundo Africano de Desenvolvimento (ADF) e o Fundo Fiduciário da Nigéria (NTF). Presente no terreno em 41 países africanos, com uma representação externa no Japão, o Banco contribui para o desenvolvimento económico e o progresso social dos seus 54 Estados-membros. Mais informações em www.AfDB.org/pt
Baixar logotipo
