O Grupo Banco Africano de Desenvolvimento (www.AfDB.org) organizou um workshop de reforço das capacidades institucionais e clínicas fiduciárias destinado aos gestores e outras partes interessadas dos projetos que financia no Chade.
O workshop foi organizado de 23 a 26 de junho em N’Djamena pelo Instituto Africano de Desenvolvimento e pelos Departamentos de Serviços Fiduciários e Controlo Financeiro do Banco, em colaboração com o escritório nacional. Reuniu representantes de ministérios setoriais, da Autoridade dos Mercados Públicos, do Tribunal de Contas, bem como os coordenadores de projetos do Banco no Chade e as suas equipas – responsáveis administrativos e financeiros, contabilistas, responsáveis pelas aquisições e especialistas em acompanhamento e avaliação.
Na abertura dos trabalhos, Ahmat Abderahim Abbo, secretário-geral responsável pela Economia e Planeamento no Ministério das Finanças, Orçamento, Economia, Planeamento e Cooperação Internacional, falou em nome do seu ministro da tutela, Tahir Hamid Nguilin, governador do Banco para o Chade. Exortou os participantes a aproveitarem ao máximo esta oportunidade, salientando a importância do workshop para melhorar o desempenho da carteira de projetos e contribuir para a obtenção dos objetivos de desenvolvimento do país. “Para a implementação eficaz do Plano Nacional de Desenvolvimento, todos os atores devem estar presentes”, apelou.
O principal objetivo deste seminário foi capacitar os participantes para garantir o cumprimento das regras e procedimentos do Banco em áreas-chave como gestão financeira, desembolsos e aquisições. A ambição era melhorar a gestão dos projetos, otimizar as taxas de desembolso e reforçar o impacto das operações no desenvolvimento.
“Esta formação baseia-se nas lições aprendidas com as anteriores revisões da carteira e nos Documentos de Estratégia Nacional, para identificar os problemas e corrigir as deficiências de capacidade que prejudicam o desempenho dos projetos”, explicou Claude N’Kodia, responsável interino do escritório nacional do Banco Africano de Desenvolvimento no Chade.
O intercâmbio e a partilha de experiências permitiram identificar respostas concretas às dificuldades de implementação identificadas na última revisão da carteira no Chade.
“O que retenho deste workshop é que a gestão do ciclo do projeto centrada nos resultados se divide em três fases principais: identificação e planeamento, elaboração e formulação, e acompanhamento e avaliação. Na nossa prática, deparamo-nos frequentemente com uma falta de clareza nos objetivos do projeto, a que se juntam problemas ambientais e de comunicação”, disse Chefou Habib Ahmat, contabilista do Projeto de Apoio ao Setor Energético (PASET).
Para Patricia Baponwa Djong-Yang, especialista em contratação no Projeto de Apoio ao Desenvolvimento da Microfinanciamento (PDMFI/FI), “o que se destaca das nossas trocas é o facto de que os principais obstáculos provêm frequentemente de uma falta de comunicação e colaboração, bem como de uma gestão de riscos insuficiente. Como soluções concretas, identificámos a necessidade de elaborar planos de comunicação estruturados, desenvolver uma cultura de transparência e, sobretudo, implementar um acompanhamento rigoroso dos riscos. A experiência partilhada pelos outros participantes confirmou-me que é realmente necessário investir nestes aspetos para melhorar o desempenho dos nossos projetos”.
Esta iniciativa insere-se na vontade do Banco Africano de Desenvolvimento de acompanhar os seus países membros regionais no reforço da sua capacitação técnica e institucional. Ao melhorar o domínio dos procedimentos e promover uma melhor coordenação entre as partes interessadas, o workshop deverá contribuir para uma implementação mais eficaz dos projetos e uma utilização otimizada dos recursos disponíveis.
As recomendações formuladas no final dos trabalhos servirão de base para futuros apoios específicos em matéria de gestão de projetos no Chade.
Distribuído pelo Grupo APO para African Development Bank Group (AfDB).
Contato para os media:
Solange Kamuanga-Tossou
Departamento de Comunicação e Relações Externas – África Central
media@afdb.org
Sobre o Grupo do Banco Africano de Desenvolvimento:
O Grupo Banco Africano de Desenvolvimento é a principal instituição financeira de desenvolvimento em África. Inclui três entidades distintas: o Banco Africano de Desenvolvimento (AfDB), o Fundo Africano de Desenvolvimento (ADF) e o Fundo Fiduciário da Nigéria (NTF). Presente no terreno em 41 países africanos, com uma representação externa no Japão, o Banco contribui para o desenvolvimento económico e o progresso social dos seus 54 Estados-membros. Mais informações em www.AfDB.org/pt
Baixar logotipo
