Benim: Banco Africano de Desenvolvimento investe 102 milhões de euros para aumentar de forma sustentável a produção nacional de carne de aves

Source: Africa Press Organisation – Portuguese –

O Conselho de Administração do Grupo Banco Africano de Desenvolvimento (http://AfDB.org) aprovou, a 10 de dezembro de 2025, em Abidjan, um empréstimo de 102,12 milhões de euros ao Benim para implementar a primeira fase do Programa de Transformação da Agricultura na zona das Savanas.

O programa tem como objetivo aumentar de forma sustentável a produção nacional de carne de aves que cumpra as normas, através da integração das cadeias de valor do milho, da soja e das aves. Permitirá assim reforçar a soberania alimentar, melhorar a segurança nutricional das populações, criar empregos e promover um desenvolvimento económico inclusivo.

“Através deste projeto, o Grupo Banco Africano de Desenvolvimento promove a utilização de tecnologias agrícolas adequadas e o envolvimento do setor privado, com vista a melhorar a produtividade na zona das Savanas, inspirando-se na experiência do Brasil, onde a transformação do Cerrado permitiu torná-lo num verdadeiro ‘cesto alimentar’. O programa será implementado em várias fases para acompanhar progressivamente o crescimento do setor avícola, em particular a produção de frangos de corte, cujas necessidades de insumos são elevadas”, declarou Robert Masumbuko, responsável nacional do Grupo Banco Africano de Desenvolvimento no Benim.

O projeto, que será implementado de 2026 a 2030, permitirá o cultivo de 120 mil hectares de milho e 80 000 hectares de soja, bem como a produção final de cerca de 41 mil toneladas de carne de aves. Fornecerá kits de criação de frangos de carne e sementes certificadas, bem como fertilizantes e produtos fitossanitários aos beneficiários. Também fornecerá aos pequenos agricultores apoio sob a forma de equipamentos portáteis destinados a melhorar a sementeira e a gestão das culturas. O projeto também promoverá o uso de boas práticas agrícolas, a gestão estruturada da água, a resiliência e a adaptação às alterações climáticas e o controlo de pragas.

O programa criará uma plataforma multilateral de investigação e inovação agroecológica sobre sistemas de cultivo baseados no milho e na soja. Também promoverá sementes resistentes às alterações climáticas e ricas em nutrientes. O programa permitirá reforçar as capacidades de armazenamento através da construção de 60 armazéns de 1.000 toneladas, 90 armazéns de 500 toneladas e 150 áreas de secagem de 200 metros quadrados.

O projeto será implementado na região das Savanas do Benim e beneficiará diretamente cerca de 50 mil pessoas e indiretamente outras 500 mil, das quais pelo menos 30% são mulheres em cada um dos grupos-alvo.

Distribuído pelo Grupo APO para African Development Bank Group (AfDB).

Contacto para os media:
Alexis Adélé
Departamento de Comunicação e Relações Externas
media@afdb.org

Sobre o Grupo Banco Africano de Desenvolvimento:
O Grupo Banco Africano de Desenvolvimento é a principal instituição financeira de desenvolvimento em África. Inclui três entidades distintas: o Banco Africano de Desenvolvimento (AfDB), o Fundo Africano de Desenvolvimento (ADF) e o Fundo Fiduciário da Nigéria (NTF). Presente no terreno em 41 países africanos, com uma representação externa no Japão, o Banco contribui para o desenvolvimento económico e o progresso social dos seus 54 Estados-membros. Mais informações em https://AfDB.org/pt

Media files

Baixar .tipo