Source: Africa Press Organisation – Portuguese –
O Afrobarometer (www.Afrobarometer.org) concluiu duas semanas de formação para jornalistas, actores da sociedade civil, estudantes, investigadores e docentes universitários em Luanda e Huambo como parte dos seus workshops inaugurais de análise de dados para participantes dos países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP).
A série de workshops proporcionou uma oportunidade única para participantes de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Moçambique – muitos dos quais nunca tinham participado em formações do Afrobarometer – de adquirirem competências básicas sobre como aceder, analisar e interpretar os dados dos inquéritos do Afrobarometer. Reforçaram as suas capacidades de utilizar os dados de forma eficaz para reportagens noticiosas, para advocacia de políticas e para o processo de ensino e aprendizagem.
“Os participantes saíram da formação com uma capacidade melhorada para transformar dados de estudos de opinião pública em histórias convincentes e baseadas em evidências; em instrumento de advocacia de políticas; e em resultados de investigação que elevam as vozes dos cidadãos e fortalecem o discurso público em Angola e nos PALOP,” afirmou Dominique Dryding, gestora de capacitação (para principiantes) do Afrobarometer.
Avelino Domingos, jornalista da Rádio Essencial em Angola, destacou o valor da formação para criar narrativas baseadas em dados baseados nas experiências e avaliações dos cidadãos.
“Estou entusiasmado por aplicar os conhecimentos que adquiri nos últimos três dias nas minhas investigações sobre a realidade do quotidiano dos angolanos,” afirmou. “Também estou ansioso por ajudar os cidadãos a compreender o trabalho do Afrobarometer em África e, em particular, em Angola.”
Os participantes também elogiaram a facilidade de utilização da ferramenta de análise de dados online (ODA) (http://apo-opa.co/3KVYHTl).
“O mais excecional nos dados do Afrobarometer é que não é preciso ser especialista para os utilizar,” afirmou Cláudia Fernandes de Brito, especialista em comunicação de Cabo Verde. “São do domínio público e estão disponíveis gratuitamente no site do Afrobarometer. Basta aceder aos dados através da ferramenta de análise de dados online (http://apo-opa.co/3KVYHTl) (ODA) e utilizá-los.”
Os workshops fazem parte do compromisso mais amplo do Afrobarometer de aumentar a literacia do uso dos dados e reforçar o processo de tomada de decisões baseadas em evidências em todos os cantos de África. Ao expandir o grupo de profissionais que podem utilizar de forma responsável os dados sobre os estudos de opinião pública, o Afrobarometer pretende amplificar as vozes dos cidadãos para a governação democrática; informar a comunicação social e a defesa de causas; aprofundar o envolvimento das partes interessadas e reforçar o papel da organização como um recurso continental fundamental para a investigação e o reforço de capacidades.
Distribuído pelo Grupo APO para Afrobarometer.
Para mais informações, por favor, contacte:
Asafika Mpako
Coodenadora de comunicação para África Austral
Telephone: +27 83 979 8299
Email: ampako@afrobarometer.org
Mídias sociais:
Facebook
X
LinkedIn
YouTube
Instagram
WhatsApp
Bluesky
Acompanhe nossos lançamentos em #VoicesAfrica.
Sobre Afrobarometer:
O Afrobarometer (AB) é uma fonte fiável de dados e de análises de alta qualidade sobre o que os Africanos pensam. Com um histórico incomparável de mais de 430.000 entrevistas em 45 países, representando as opiniões de mais de 75% da população africana, o AB está na vanguarda dos esforços para colmatar a lacuna de dados no continente. Os dados do Afrobarometer informam muitos índices globais, como o Índice Ibrahim de Governação Africana, o Barómetro Global da Corrupção da Transparência Internacional e os Indicadores Mundiais de Governação do Banco Mundial. Os dados também são usados para análises de risco de países e por agências de classificação de crédito e previsão, como a Economist Intelligence Unit. Todas as bases de dados do Afrobarometer estão disponíveis publicamente no website (www.Afrobarometer.org) e podem ser analisados gratuitamente em online data analysis tool (http://apo-opa.co/3KVYHTl).
Visite-nos em: www.Afrobarometer.org
Sobre a Ovilongwa Consulting:
A Ovilongwa Consulting é a parceira nacional do Afrobarometer em Angola. Criada em 2019 por Carlos Pacatolo e David Boio. A empresa pretende concretizar o significado da expressão “Ovilongwa,” que significa aprofundar e partilhar conhecimento. Ou seja, saber o que os Angolanos, de Cabinda ao Cunene, dizem sobre como vivem e o que pensam, transformar essa “voz” em conhecimento através de análises científicas e estatísticas e partilhá-la com os actores políticos, a sociedade civil e os cidadãos.
Visite-nos em: www.Ovilongwa.org
Baixar .tipo
